Protocolos de segurança

Data de atualização: 28 de agosto de 2020. 

Clique para baixar o pdf.

OBJETIVO DO PLANO

A LimiCare e a Natural Extremo acreditam que a saúde, a segurança e o bem-estar dos nossos clientes, colaboradores e das comunidades das cidades em que atuamos, continuam sendo nossa maior prioridade.

O objetivo deste Plano é fornecer um ambiente de trabalho e aventura seguro e responsável para a experiência de aventura da Natural Extremo em conformidade com todas as leis, regulamentos e diretrizes aplicáveis que foram implementadas para combater a COVID-19.

Este documento apresenta um Plano de Segurança da COVID-19 detalhado e abrangente para as experiências realizadas pela Natural Extremo, fornecendo orientações claras sobre as etapas a serem seguidas referente aos procedimentos de saúde, segurança e operações.

VISÃO GERAL

De acordo com este Plano, a Natural Extremo está revisando seus procedimentos operacionais padrão, para minimizar quaisquer intercorrências com a COVID-19, relacionadas às experiências do Salto de Pêndulo.

Este Plano deve ser comunicado a todo o time da Natural Extremo e seus clientes, que estarão presentes nas experiências enquanto vigorar a pandemia da COVID-19. Todos os colaboradores da Natural Extremo devem ser informados sobre este Plano por um membro apropriado da equipe executiva ou de operações da Natural Extremo e devem ter a oportunidade de fazer qualquer pergunta ou solicitar mais detalhes ou informações. Caso os participantes, sejam eles colaboradores ou clientes, não concordem com os termos ou não cumprirem com os termos propostos neste Plano, não será permitida sua permanência nas áreas de realização do Salto de Pêndulo, da Natural Extremo (ou acomodações, quando aplicável).

PROTOCOLOS GERAIS

Capacidade de público: Cada dia de aventura acontece com o limite máximo de 24 clientes, sempre com hora marcada e informado para evitar chegar ao local com mais de 01 acompanhante.

Testagem dos colaboradores: Aplicar testagem rápida ou sorológica nos colaboradores que estiverem participando do dia de aventura do Salto de Pêndulo.

Realização de salto com hora marcada: Todos os saltos são realizados com hora marcada, evitando assim, que tenham muitas pessoas no local ao mesmo tempo. Só estarão próximo ao Salto de Pêndulo aqueles que tiverem com hora marcada.

Mapa de localização dos pontos de higienização: O local do Salto de Pêndulo conta com pontos de higienização das mãos, garantindo a desinfecção.

Aferição de temperatura corporal de todos os presentes: Todos que chegarem à área delimitada para o Salto de Pêndulo terão sua temperatura corporal aferida com termômetro. Aqueles que apresentarem temperatura igual ou superior a 37,6°C não poderão permanecer no local, tão pouco realizar o salto.

Aquisição de equipamentos extras: Fizemos a aquisição de um kit de salto extra, para garantir a total higienização dos equipamentos antes do próximo uso.

Higienização total dos equipamentos antes e depois de cada salto: Todos os equipamentos utilizados pelos clientes, incluindo cadeirinha, mosquetão, capacete, rádio e câmera (caso tenha adquirido o pacote de mídia) serão higienizados antes e após cada salto.

Delimitação de espaço: Embora o local de realização de nossa aventura seja bastante amplo e aberto, criamos sinalizações que garantem e mantém a distância de, pelo menos, 2m entre os clientes.

Disponibilização de álcool 70% para todos os participantes: Nos locais pré-determinados serão disponibilizado álcool 70% para higienização das mãos.

Máscaras com tecido antiviral: Todos os colaboradores da Natural Extremo presentes do local do Salto de Pêndulo utilizarão máscaras com tecido antiviral, garantindo a segurança do EPI durante todo o dia de aventura.

Uso de face shield pelos interlocutores: Todos os colaboradores que tiverem algum tipo de contato com os clientes, além da máscara de proteção, farão uso do face shield.

Profissional dedicado à higienização dos equipamentos: Teremos um profissional dedicado exclusivamente à higienização dos equipamentos e troca dos EPIs de toda a equipe.

Disponibilização de máscaras descartáveis: Caso nossos clientes venham a precisar teremos máscaras descartáveis. Não será permitida a permanência de pessoas sem máscara no local do salto, seja colaborador ou cliente.

Obrigatoriedade do uso de máscara: Durante todo o tempo em que estiver próximo ao local do salto será obrigatório o uso de máscara. Aquele que descumprir a norma, seja o saltante ou seu acompanhante, terá seu salto cancelado sem possibilidade de reembolso.

Máscara com fixação na nuca: Sugerimos o uso de máscaras que fixem atrás da cabeça, para que os clientes possam se manter de máscara o tempo todo, retirando apenas na hora do salto e colocando-a imediatamente após retornar. As máscaras com elásticos atrás da orelha podem cair e se perder.

Quarentena prévia da equipe: O time que fará o Salto de Pêndulo se mantém em quarentena após a testagem e os resultados negativos para doença da COVID-19.

Informativo oficial: Todos os clientes que fizerem o Salto de Pêndulo receberão um aceite prévio sobre todas as normas contidas neste documento e precisarão, necessariamente, confirmar que estão de acordo com todas as obrigatoriedades.

Recomendação de exame: A Natural Extremo recomenda que todos os seus clientes façam a testagem rápida até 2 dias antes do salto, para garantir que estejam livres do vírus e aptos para participar do dia de aventura.

Selo Responsável – Ministério do Turismo: A Natural Extremo possui o selo Turismo Responsável, lançado pelo Ministério do Turismo, que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. 

DETALHAMENTO

Os principais elementos deste Plano estão descritos abaixo, com detalhes adicionais a serem encontrados em sua seção relevante:

  1. Procedimentos de Saúde e Segurança

Esta seção do Plano de Segurança da COVID-19 descreve os procedimentos de saúde e segurança que a Natural Extremo implementa em suas experiências de aventura, a partir da data de 27 de agosto de 2020. Os procedimentos de saúde e segurança foram desenvolvidos por meio de consulta com autoridades de saúde pública, especialistas médicos, autoridades locais e estaduais, o médico especialista da Natural Extremo, Dr. Guilherme Wawginiak, e as equipes da LimiCare e Natural Extremo. Todos os procedimentos foram informados pelas diretrizes estabelecidas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, Organização Mundial da Saúde e pelas melhores práticas emergentes determinadas por outras ligas esportivas e eventos.

Os procedimentos de saúde e segurança enfatizam significativamente:

  • Distanciamento físico,
  • Triagem avançada antes de iniciar as práticas das experiências de aventura,
  • Diretrizes de proteção,
  • Procedimentos de auto-relato, por meio de avaliação online
  • Procedimentos de limpeza 

A equipe da Natural Extremo e os clientes devem revisar as informações e diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) antes de participar das experiências de aventura promovidas pela Natural Extremo. As diretrizes incluem o seguinte:

Os sintomas mais comuns da COVID-19 são febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. Outros sintomas relatados podem incluir a perda repentina de paladar ou olfato.

Esses sintomas, geralmente, são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas e não se sentem mal. A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento especial. As pessoas idosas e as que têm problemas médicos subjacentes, como problemas respiratórios, pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves e são consideradas com maior risco de adoecer.

Acredita-se que a COVID-19 se espalha principalmente de pessoa para pessoa:

  • Entre pessoas que estão em estreito contato umas com as outras (a cerca de um metro e oitenta);
  • Através de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala;
  • Essas gotículas podem pousar na boca ou no nariz de pessoas próximas ou possivelmente inaladas pelos pulmões;
  • As gotas também podem cair em objetos e superfícies ao redor de uma pessoa; e
  • Alguns estudos recentes sugeriram que a COVID-19 pode ser transmitida por pessoas que não apresentam sintomas (assintomáticos).

 

Para reduzir suas chances de ser infectado ou espalhar a COVID-19, você deve:

  • Limpar suas mãos frequentemente

○ Lave as mãos frequentemente com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar; 

○ Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfetante para as mãos que contenha, pelo menos, 60% de álcool. Cubra todas as superfícies das mãos e esfregue-as juntas até que se sintam secas; e

○ Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. 

  • Praticar o distanciamento físico

○ Evite contato próximo com pessoas doentes;

○ Fique em casa o máximo possível e cumpra as ordens federais, estaduais e locais;

○ Mantenha distância de, pelo menos, 6 pés entre você e outras pessoas, especialmente aquelas que correm maior risco de adoecer;

○ Não se reúna em grupos e mantenha-se longe de lugares lotados; e

○ Evite reuniões com um grande número de pessoas. 

  • Cobrir a boca e o nariz com uma máscara quando estiver perto de outras pessoas

○ Todos devem usar uma máscara quando tiverem que sair em público, por exemplo, ao supermercado ou para atender a outras necessidades;

○ A cobertura do rosto com a máscara destina-se a proteger outras pessoas, caso você esteja infectado;

○ As máscaras de pano devem ser lavadas rotineiramente, dependendo da frequência de uso; e

○ Mantenha, pelo menos, 6 pés entre você e os outros. A máscara não substitui o distanciamento social. 

  • Cobrir suas tosses e espirros

○ Se você estiver em um ambiente privado e o rosto não tiver coberto por máscara, lembre-se sempre de cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar ou usar a parte interna do cotovelo;

○ Jogue lenços usados ​​no lixo; e

○ Lave imediatamente as mãos.

  • Limpar e desinfetar

○ Limpe e desinfete diariamente as superfícies tocadas com frequência. Isso inclui mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras e pias;

○ Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as; e

○ A maioria dos desinfetantes domésticos registrados na EPA funcionará. 

Mantenha-se atualizado sobre os pontos de acesso mais recentes da COVID-19 (cidades ou áreas locais onde a COVID-19 está se espalhando amplamente). Se possível, evite viajar para estes lugares – especialmente se for uma pessoa idosa ou tiver diabetes, doenças cardíacas ou pulmonares.

Se você esteve ou visitou recentemente nas últimas duas semanas as áreas onde a COVID-19 está se espalhando com mais rapidez, além de seguir as medidas de proteção descritas acima, você deve: 

  • Isolar-se em casa no caso de se sentir mal, mesmo com sintomas leves como dor de cabeça, febre (38 graus Celsius ou mais) e nariz escorrendo leve, até você se recuperar. Se for essencial que alguém lhe traga suprimentos ou saia, por exemplo, para comprar comida, deve tomar cuidados redobrados, além do uso de máscara, para evitar infectar outras pessoas.
  • Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria. Ligue com antecedência e informe seu médico sobre qualquer viagem recente ou entre em contato com os viajantes.

As sinalizações referentes às diretrizes mais recentes do CDC / OMS serão publicadas em locais estratégicos em todo o espaço destinado ao Salto de Pêndulo, tanto nas áreas de presença restrita quanto pública, se aplicável.

 

  1. Diretrizes de proteção – Equipamento de proteção individual

Todo o pessoal, incluindo a equipe e clientes, presente nas experiências de aventura da Natural Extremo, deve usar uma máscara o tempo todo

Além disso, é necessário que o pessoal da Natural Extremo use equipamento de proteção individual (EPI). O equipamento de proteção individual também deve ser usado pelos fornecedores locais de transporte, além de outros protocolos de saúde e segurança, como distanciamento social, processo de triagem descrito acima e limitações de viagens em grupo, para deslocar o pessoal entre aeroportos, acomodações e eventos. 

 

  1. Procedimentos de auto notificação

Todo o pessoal da Natural Extremo, incluindo a equipe e clientes, deve cumprir os seguintes procedimentos de auto notificação:

Se você está apresentando algum sintoma ou está em contato com alguém que tenha algum sintoma, da COVID-19:

 

  • Você deve relatar imediatamente seus sintomas a um médico licenciado e seguir todas as orientações fornecidas por esse médico licenciado, incluindo testes, visitas médicas ou quarentena;
  • Você deve notificar imediatamente um membro da equipe de gerenciamento da Natural Extremo ou o gerente de saúde da LimiCare;
  • A Natural Extremo e a LimiCare terão todo o poder de proibir sua participação na experiência do Salto de Pêndulo e/ou exigir que você saia imediatamente do local se a Natural Extremo determinar que você representa um risco para si ou para outras pessoas.

 

  1. Procedimentos de limpeza

A Natural Extremo irá coordenar o gerenciamento do espaço da experiência do Salto de Pêndulo, para realizar os procedimentos de limpeza e sanitização.

  • Para desinfecção, serão usados ​​desinfetantes domésticos registrados na EPA para uso contra SARS-CoV-2 (COVID-19).
  • O local de realização do Salto de Pêndulo será limpo e higienizado antes do início das experiências de aventura da Natural Extremo e regularmente durante todo o dia.
  • Todas as superfícies que requerem higienização serão higienizadas com desinfetantes contra vírus.
  • Toalhetes descartáveis de desinfecção serão fornecidos e colocados estrategicamente, para que superfícies de alto toque, como maçanetas de portas e superfícies de trabalho possam ser higienizadas regularmente ou entre cada uso.
  • A limpeza horária programada de superfícies de alto toque, como maçanetas de portas e superfícies de trabalho, será realizada.
  • O pessoal da limpeza usará coberturas para o rosto e luvas durante a limpeza.
  • As estações de higienização das mãos serão colocadas em locais estratégicos para a sanitização das mãos antes e após o Salto de Pêndulo.
  • A frequência dos procedimentos de limpeza de rotina será aumentada em comparação com os procedimentos operacionais padrão.

 

  1. Procedimentos avançados de triagem

Este procedimento deve estar em vigor, pelo menos, 72 horas antes da chegada no primeiro dia da experiência de avetura.

Todo o time da Natural Extremo e clientes envolvidos no Salto de Pêndulo devem estar sujeitos aos seguintes procedimentos e diretrizes de triagem. 

Esse processo de triagem também se aplica a qualquer pessoa que estiver no local do Salto de Pêndulo.

  1. Contrato Natural Extremo COVID-19

Todo o time da Natural Extremo e clientes devem ser solicitados a preencher um documento da Natural Extremo e LimiCare COVID-19 antes de serem autorizados a entrar no espaço destinado à experiência de aventura da Natural Extremo. A renúncia do Natural Extrema COVID-19 confirma o seguinte:

  • A pessoa não poderá permanecer no local destinado ao Salto de Pêndulo ou outro local de trabalho da Natural Extremo dentro de 14 dias após ter algum dos sintomas oficiais listados COVID-19 (OMS, CDC: coriza, garganta inflamada, dor de cabeça, calafrios ou agitação repetida com calafrios, pneumonia, dor muscular, tosse, febre + 37,6 C, anomia, falta de ar ou ter sido conscientemente exposto a COVID-19;
  • A pessoa cumprirá uma verificação de temperatura sempre que entrar no local de trabalho da Natural Extremo ou quando se sentir mal e estiver no local do Salto de Pêndulo;
  • A pessoa informará o gerenciamento da Natural Extremo e seguirá todos os procedimentos da Natural Extremo relacionados a sintomas, exposição, diagnóstico e rastreamento de contato, se não se sentir bem;
  • A pessoa informará imediatamente o gerenciamento da Natural Extremo e ou o gerente de saúde da LimiCare se desenvolver algum dos sintomas oficiais COVID-19 listados no prazo de 14 dias após a presença na experiência do Salto de Pêndulo.
  • A pessoa entende os riscos de contratar a COVID-19 e as consequências da transmissão da COVID-19; e
  • A pessoa concorda em seguir todos os procedimentos da COVID-19 e as diretrizes de autocuidado em um local de experiência de aventura da Natural Extremo

As triagens serão feitas por meio de protocolos previamente enviados às pessoas que participarão da experiência de aventura da Natural Extremo, e é OBRIGATÓRIO sua resposta. 

  1. Triagem de temperatura

Todas as pessoas, incluindo o time da Natural Extremo e clientes, devem ter suas temperaturas medidas em cada chegada ao local da experiência de aventura da Natural Extremo. Se uma leitura 37,6C ou superior for registrada:

  • Uma segunda leitura de temperatura deve ser registrada com o dispositivo secundário de verificação de temperatura fornecido:
  • Se uma 2ª leitura de temperatura de 37.6C ou superior for registrada com um termômetro digital, a pessoa não deverá entrar no local do Salto de Pêndulo ou permanecer no local. O gerente da Natural Extremo deve ser chamado para seguir o procedimento relevante:

 

Time e Clientes diagnosticados

Se uma pessoa diagnosticada com COVID-19 estiver em um local da Natural Extremo ou souber que esteve em uma das experiências da Natural Extremo dentro de 14 dias antes do diagnóstico, o gerente de saúde deverá comunicar a todos os participantes e time, para tomar as devidas medidas.

Dependendo das circunstâncias, a Força-Tarefa COVID-19 Natural Extremo e LimiCare decidirão coletivamente se devem ou não interromper ou adiar a experiência do Salto de Pêndulo por qualquer período de tempo. 

O gerente da Natural Extremo deve seguir os procedimentos abaixo:

Pessoas Diagnosticadas

  1. As pessoas diagnosticadas no local, no momento em que o diagnóstico é divulgado, devem receber uma nova máscara de rosto (não utilizada) se não tiverem uma, mantendo uma distância segura delas (6 pés) e evitando um espaço fechado.
  2. As máscaras de pano devem ser usadas corretamente o tempo todo.
  3. As pessoas diagnosticadas (dentro ou fora do local da experiência de aventura da Natural Extremo) devem ser solicitadas a:

○ retornar imediatamente à sua casa ou acomodação;

○ auto isolamento por 14 dias;

○ não retornar a nenhum local de trabalho da Natural Extremo até novo aviso.

  1. A limpeza e desinfecção deve ser feita em todas as áreas e superfícies que diagnosticam os participantes e colaboradores do Salto de Pêndulo.
  2. Um relatório COVID-19 deve ser preenchido para cada pessoa diagnosticada e sua saúde deve ser acompanhada diariamente, se possível, até que seja feita a recuperação completa e que eles sejam medicamente liberadas para retornar ao trabalho ou à rotina.
  3. Se uma liberação médica não for possível devido à falta de disponibilidade de serviços médicos, as pessoas anteriormente doentes podem retornar ao trabalho ou ao local do Salto de Pêndulo se:

○ pelo menos 3 dias (72 horas) se passaram desde a recuperação definida como: resolução da febre sem o uso de medicamentos para redução da febre e melhora dos sintomas respiratórios (por exemplo, tosse, falta de ar);

○ pelo menos 10 dias se passaram desde que os sintomas apareceram pela primeira vez.

  1. Caso algum integrante do time da Natural Extremo tenha o diagnóstico confirmado pela COVID-19, este deve receber autorização médica para retornar às atividades na Natural Extremo.
  2. Todos confirmados para COVID-19 deverão responder ao seu gerente de saúde da LimiCare

Higiene pessoal em casa na quarentena em caso confirmado de COVID-19

Distanciamento

  • Evite contato com vizinhos e o público.
  • Permaneça em sua residência.
  • Você não deve ter contato físico com outras pessoas.
  • Não tenha visitantes em sua residência.

 

Residência

Se estiver em uma residência com outras pessoas:

  • Verifique se toda a residência permanece bem ventilada.
  • Evite contato físico próximo com outras pessoas em sua residência.
  • Durma em quartos diferentes.
  • Limite-se ao seu quarto o máximo possível.
  • Use uma máscara de pano limpa quando não estiver em seu próprio quarto.
  • Use banheiros diferentes.
  • Se o banheiro for compartilhado, desinfete todas as superfícies tocadas após o uso e garanta a máxima ventilação possível.
  • Evite o contato com todos os itens pertencentes a outras pessoas ou itens comuns que você possa contaminar (por exemplo, escovas de dentes, pratos, bebidas, toalhas, roupas de cama).
  • Use luvas de proteção descartáveis ​​limpas, sempre que apropriado, para evitar o contato direto com itens compartilhados em casa. Substitua as luvas sempre que a parte externa estiver contaminada.
  • Use luvas de proteção descartáveis ​​e limpas ao limpar ou desinfetar itens ou áreas.
  • Desinfete todas as áreas comuns ou itens tocados após o uso, como móveis.

Série de videos sobre protocolos de segurança

Criamos uma série de vídeos onde falamos sobre os procedimentos e as tomadas de decisões para retomar as atividades.

Escritório Natural Extremo:

Travessa 7, 1607, Pantanal, Florianópolis – Santa Catarina