Nossa essência: o slackline

Conheça sobre o Slackline que é parte fundamental da Natural Extremo.

Direitos Autorais Natural Extremo

Falamos tanto sobre slackline em tudo em que estamos inseridos que, pra nós, a modalidade esportiva faz parte de quem somoscomo atletas, profissionais e empresa.

No DNA de tudo que a Natural Extremo desenvolve está a essência do esporte que consiste, teoricamente, em se equilibrar em cima de uma fita, mas a verdade é que o slackline é muito mais do que isso. O esporte faz parte da essência da empresa. 

De onde surgiu o Slackline?

A origem do slackline foi na Califórnia, no final dos anos 70, onde escaladores, em dias de chuva e nas horas vagas treinavam o equilíbrio em cima de correntes, corrimões, fitas tubulares e cordas, para aperfeiçoar suas técnicas de equilibro durante a escalada

A atividade foi ganhando autonomia, e no ano de 1985 foi realizado o primeiro slackline em grandes alturas, conhecido como highline, por Scott Balcom, se tornando um esporte autônomo.

Angelo Maragno e Rafael Bridi (no centro) encontram Scott Balcom (direita) durante viagem aos Estados Unidos

Durante os anos de 2000 o esporte começou a ganhar adeptos fora do universo de escaladores a partir dos anos eventos de slackline realizados na região central da Europa.

Com o passar dos anos, e o aumento de praticantes na América do Norte e no mundo, o esporte chegou ao Brasil ganhando destaque especial nas cidades litorâneas. Em 2015 o país ganhou o primeiro festival de Highline com a criação do festival outdoor Gravatation. Os inúmeros festivais e encontros que surgiram nos anos seguintes contribuíram para a evolução e disseminação da prática por várias pessoas.

Tecido acrobático na Praia do Gravatá em Florianópolis
Direitos Autorais Natural Extremo

Conheça quais são todas as modalidades de Slackline

O que começou com uma fita próximo ao solo, para a prática de equilíbrio e concentração, ganhou variações com o passar dos anos e o crescimento dos adeptos da prática esportiva. São diversos “lines” que constituem e desenvolvem o esporte.

Slackline

É a atividade de se equilibrar em um fita, seja de 5cm ou 2,5cm. Geralmente é praticado em uma fita de 5cm de largura e utilizada para os primeiros passos, seja para realização de manobras estáticas ou no auxílio a treinamento físicos. 

Normalmente montado de 30cm até 1 metro de altura, podendo chegar até 15 metros de distância.

Conheça também o SlackDay uma das nossa experiências onde ensinamos e compartilhamos sobre o slackline.

Slackline iniciante

Trickline

É a modalidade esportiva onde os atletas realizam diferentes manobras técnicas, como: backflips, front flips, giros laterais e envolve muita criatividade e explosão física dos praticantes. O trickline utiliza equipamentos especialmente desenvolvidos para esta modalidade e a fita pode chegar até 20 metros de distância por 1,60 metros de altura para a prática ideal.

Atleta de Trickline Alisson Ferreira.

Longline

Por ser praticado por longas distâncias e ser necessário diversos equipamentos para a montagem, a modalidade demanda maior preparo físico conhecimento. A fita utilizada tem largura de 2,5cm (metade da fita de slackline iniciante). Chamamos de longline fitas montadas com mais de 40 metros de distância.

Atleta de Artur Valente praticando Longline - slackline em longas distâncias

Highline

O highline é a modalidade onde os praticantes caminham sobre o slackline na altura, utilizando uma fita de 2,5cm de largura. Dedicado a pessoas experientes esta modalidade requer a utilização de equipamento de segurança de uso pessoal e muito conhecimento técnico para a prática segura da modalidade. É considerado highline fitas montadas a partir de 30 metros de altura.

Atleta de slackline João Ubaldo praticando highline em São Paulo.
Atleta de slackline João Ubaldo praticando highline em São Paulo.

Rodeoline

A principal característica do rodeo é a montagem da fita de 2,5cm sem tensão alguma. Nesta modalidade o praticante utiliza apenas o peso do corpo para tensionar a fita e geralmente as ancoragens são em locais altos, mas a fita fica próxima do chão.

Atleta de slackline Angelo Maragno praticando Rodeoline.
Atleta de slackline Angelo Maragno praticando Rodeoline.

Midline

O midline é a porta de entrada do highline onde a altura da fita não ultrapassa 20 metros. Também requer a utilização de equipamentos de segurança. É ideal para iniciar a prática do highline.

Midline - Slackline em pequenas alturas

Waterline

O waterline é praticado sobre água independente da distância e da altura.

Atleta Allan Pinheiro no waterline_slackline em cima da agua

Com todas as suas modalidades, dificuldades e desafios, o slackline guia nossa vida para fazermos escolhas cada vez mais ousadas e criarmos as melhores experiências em turismo e aventura.


Contatos de imprensa

experiencia@naturalextremo.com

Whatsapp da Natural Extremo – (48) 99151.1234

Últimas postagens

Toda aventura conta!

Tudo o que constrói nosso conhecimento, personalidade, relações e instinto nasceu em descobertas que fizemos ao longo da vida.

Leia mais

Receba novidades exclusivas sobre nossas experiências e projetos especiais.

.

Assessoria de imprensa

rafael@koicomunicacao.com.br
+55 (48) 9 9629-0991
sergio@koicomunicacao.com.br
+55 (47) 9 9903-0222

Escritório Natural Extremo:

Travessa 7, 1607, Pantanal, Florianópolis – Santa Catarina